Garça, Terça-feira, 02 de Junho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Educação - Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019

Proerd forma 300 crianças em Garça

O vice-prefeito de Garça, Cassiano Pelegrini, participou na última quinta-feira, dia 1º de agosto, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Centro do Professorado Paulista (CPP). Foi a conclusão de um trabalho realizado no 1º semestre com 300 alunos do ensino fundamental, que tem como objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes em idade escolar e a valorização da vida.

Valdecir Cardoso, cabo da Polícia Militar e instrutor do Proerd, ressaltou que já vem atuando neste trabalho há cerca de 15 anos, com resultados significativos. O policial revelou que sempre encontra ex-alunos, que atualmente já são adultos e falam sobre a importância do programa em suas vidas.

“Tenho alunos já com 25 anos de idade, são profissionais na cidade e dizem que valeu a pena. O policial militar fardado vai uma vez por semana na escola e isso faz parte da filosofia de trabalho de Polícia Comunitária, mais próxima das pessoas. Até me emociono ao ver o envolvimento dos pais, dando certeza que não vamos perder essa batalha”, disse Cardoso.

O vice-prefeito de Garça é professor e sabe da importância do trabalho com as crianças. Ele representou o prefeito João Carlos dos Santos, que não pôde participar do evento. Cassiano Pelegrini ressaltou o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, que pode significar um futuro melhor para todos os participantes e seus familiares.

“É um momento importante e sublime. Estou representando o prefeito João Carlos nesta formatura com 300 crianças. Espero que isso seja uma sementinha da Polícia Militar para o nosso futuro. Sabemos que os usuários de drogas costumam iniciar o consumo ainda na juventude e acredito que este trabalho trará resultados importantes para todos os envolvidos”, disse o vice-prefeito Cassiano Pelegrini.

O tenente Rosalvo Brito, policial militar reformado, segue como mestre de cerimônias da formatura do Proerd em Garça. Ele foi instrutor do programa em outras cidades e destacou a importância do trabalho realizado pela Polícia Militar para impedir que os jovens entrem no mundo das drogas.

“Durante a minha atividade na Polícia Militar, ainda na ativa, fui atuante no Proerd como instrutor. Sempre fiz questão de participar das formaturas, porque acredito nesse programa e tenho como objetivo proporcionar oportunidade para as crianças, para que elas fiquem longe desse mal que é o consumo de drogas, que tem assolado muitas famílias, tirando o sossego de muitos pais e mães”, disse o policial reformado.

O QUE É O PROERD?

É a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), criado pela professora Rutty Hellen juntamente com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, em 1983.

O programa é um projeto desenvolvido em escolas particulares e públicas onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) tem por objetivo desenvolver um curso de prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes em idade escolar e a valorização da vida.

Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias e após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.