Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Garça, Quarta-feira, 08 de Julho de 2020 Telefone (14) 3407-6600

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Ter
07/07
30 °C
17 °C
Índice UV
5.0
Quar
08/07
28 °C
18 °C
Índice UV
5.0
Quin
09/07
23 °C
9 °C
Índice UV
5.0
Sext
10/07
25 °C
14 °C
Índice UV
5.0

Turismo - Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019

Notícias por Categoria

Foram registrados 109 pássaros durante evento de Observação de Aves do final de semana


Observar aves é uma atividade que está em plena expansão no mundo e em Garça não seria diferente. No último final de semana, dias 26 e 27, mais de 70 pessoas puderam participar do Avestando – Observação de Aves – 2º Ciclo de Palestras e Passarinhada, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Estação Ecológica dos Caetetus.

O evento foi dividido em duas fases. A primeira, no sábado de manhã, realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA) e na mata do Bosque Municipal, reuniu cerca de 40 pessoas. Entre elas, crianças e adultos que participaram pela primeira vez de uma atividade de observação de aves. Eles se uniram a outros observadores já experientes, turistas que vieram conhecer esse pedaço de Mata Atlântica dentro da área urbana de Garça.

No bosque, 36 espécies de aves foram registradas, entre elas, o inesperado soldadinho e a pipira-da-taoca, registro novo para o município. Participaram também da atividade o prefeito João Carlos dos Santos e a secretária municipal de Turismo, Márcia Praxedes. O evento contou com a cobertura jornalística da TV Record. ( Clique aqui e assista a reportagem completa)

Avestando – Observação de Aves – 2º Ciclo de Palestras e Passarinhada seguiu com atividades no sábado e no domingo na Estação Ecológica dos Caetetus. As ações foram direcionadas para um público formado por mais de 30 pessoas, entre observadores de aves experientes, professores, pesquisadores, biólogos e fotógrafos de natureza. Foram realizadas palestras e passarinhadas pela reserva.

As palestras foram enriquecedoras e ministradas pelo garcense professor da Unesp de Tupã, Doutor Diogo Sartori; também pelo biólogo e professor da Unesp de Bauru, Rafael Gustavo Capinzaiki Ottonicar, e pela Bióloga, especialista em Ecologia e Ecoturismo, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e guia naturalista, Tietta Pivatto. 

Durante os dois dias em Caetetus, foram avistadas espécies, como o chocão-carijó, borralhara, papa-taoca-do-sul, entre outras. Na reserva, os participantes registraram 94 espécies, aumentando para 109 as espécies registradas durante o evento.

Confira agora o que disseram alguns participantes sobre o evento de Turismo de Observação de aves realizado pela Prefeitura em parceria com Caetetus.

Doutor Diogo Sartori - Professor da Unesp de Tupã e palestrante, membro da organização do evento.

“Saio muito satisfeito pela organização da Prefeitura, por esse contato com o público e por ver que daqui, com certeza, sairão pessoas que irão multiplicar essa questão da observação de aves. Se eu pudesse dar uma nota de zero a 10, eu daria 10 para este evento. Eu espero que surjam já as conversas para um próximo, em 2020, e que seja ainda maior do que está sendo em 2019”.

Eduardo Sterlino Bergo – biólogo e pesquisador científico da Secretaria de Saúde do Estado em Araraquara .

“Eu achei fantástico e muito bem organizado. Envolveu pessoas, não só do município, mas também de outras localidades. Eu, por exemplo, vim de Araraquara e trouxe um amigo de Ribeirão Preto. Agregou muito conhecimento. As pessoas que vieram dar as palestras foram muito competentes e conseguiram passar o objetivo do evento, a importância das aves e algumas particularidades”.

Érika Buchignani – bióloga, responsável pelo Centro de Educação Ambiental de Garça

“A atividade de Observação de Aves é uma ação de baixo impacto ambiental e que desperta em seus praticantes uma forte ligação com o ambiente, podendo ser considerada uma eficiente atividade de educação ambiental. As pessoas que aqui estiveram puderam perceber a riqueza da fauna e da flora do Bosque de Garça, o que sempre é enfatizado nas ações do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental de Garça.  Sendo assim, a noção de pertencimento é fortalecida e mudanças de atitude em relação ao meio ambiente com certeza ocorrerão”.

Izabel Cristina de Andrade – assistente social

“Foi transformador, com certeza, e saio realizada. Foi o que eu esperava e mais um pouco. Antes desse evento eu via alguns passarinhos, achava bonitinho, mas só. Agora me abriu os olhos para ver aquela criaturinha linda, que ajuda a gente a melhorar em tudo. Eu espero ter outros eventos desse, para que eu possa participar, pois agora em mim já tem aquela vontade de continuar conhecendo os passarinhos e conhecendo pessoas”.  

Renata de Freitas Ferreira – professora.

“Eu achei incrível. Adorei a organização, os lugares que vocês nos levaram, as pessoas envolvidas, enfim, gostei muito de tudo. Eu penso em levar o conhecimento adquirido aqui para a sala de aula. As cores, os lugares e os cheiros, tudo isso eu consigo levar, de alguma forma, para meus alunos, porque eu trabalho com arte e a vivência aqui acrescentou muita experiência e conhecimento”.  

Márcia Praxedes – secretária municipal de Turismo.

“O evento ultrapassou todas as nossas expectativas. As pessoas vieram, prestigiaram, e nós conseguimos um clima gostoso de companheirismo. O cronograma foi executado sem nenhuma intercorrência. Os palestrantes vieram imbuídos de uma emoção muito grande, de um carinho e de um olhar diferenciado para o nosso evento. A gente percebe que o Turismo de observação de aves aqui está crescendo e ainda tem muito potencial a ser trabalhado. Mas estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado e, principalmente, com o retorno que o público do Bosque e de Caetetus nos deram”.

Patrícia Fazano – gestora da Estação Ecológica dos Caetetus.

“Já é o segundo ano e a gente contou com um público muito interessado, sendo que alguns já vieram no ano passado e voltaram esse ano. O evento certamente agregou muito conhecimento. Tivemos três palestrantes muito bons, de ponta, que foram o Diogo e Rafael que são da Unesp. Já a Tietta, que é uma bióloga que atua na área de Educação Ambiental, falou sobre o tema “Passarinhoterapia”. Muito interessante, muito agregador, que fechou com chave de ouro esse evento de dois dias”.  

Tietta Pivatto – palestrante, bióloga e especialista em Ecologia e Ecoturismo, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e guia naturalista. Ela publicou em seu blog o seguinte depoimento:

“Tive o privilégio de encerrar o evento com a apresentação da palestra “Passarinhoterapia”, e sempre me emociono ao falar do sentimento especial que as aves despertam em quem dedica seu tempo a admirá-las em seu ambiente natural. Sempre é muito gratificante levar a observação de aves para diferentes públicos, pois a cada novo praticante, mais uma pessoa que passa a olhar a natureza com um pouco mais de atenção, ciente de que, para observar nossas aves, precisamos que seu ambiente de vida esteja protegido”.

Clique aqui e leia as observações de Tietta Pivatto em seu blog.

 

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Conheça Garça

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!