Garça conquista importante certificado ambiental

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 11 de Julho de 2019


Garça conquista importante certificado ambiental

Na tarde desta quinta-feira, dia 11, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente entregou ao município de Garça o “Certificado de Qualificação Município VerdeAzul 2019”. A cidade conquistou o certificado por ter superado essa etapa da classificação, atingindo mais de 40 pontos e não ter zerado em nenhuma das 10 diretivas estabelecidas como metas para a conquista do selo. A entrega do documento é o reconhecimento do estado de São Paulo a boa gestão ambiental desenvolvida pela Prefeitura de Garça.

O certificado foi entregue no auditório da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, pelo secretário de estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido, e pelo coordenador do Programa Município VerdeAzul (PMVA), José Walter Figueiredo Silva.

Compareceram na cerimônia a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Garça (SAMA), envolvida com o programa na cidade, formada pelo secretario municipal da pasta, Victor Mafud, a bióloga e interlocutora do Município VerdeAzul em Garça, Érika Buchignani e a suplente e servidora pública, Patrícia Alves Barbosa.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Prefeitura Municipal de Garça


Estado de São Paulo